terça-feira, 20 de abril de 2010

Abuso sexual por parte do clero católico

Quem escreveu isto?

«Há casos de abuso sexual que vêm à luz a cada dia contra um grande número de membros do clero Católico. Infelizmente, não se trata apenas de casos individuais, mas de uma crise moral colectiva, que talvez nunca antes na história cultural da humanidade tenha sido vista com uma dimensão tão desconcertante e assustadora. Numerosos padres e religiosos confessaram. Não há dúvida de que milhares de casos que vieram à atenção do sistema judicial representam apenas uma pequena fracção do verdadeiro total, dado que muitos abusadores foram cobertos e escondidos pela hierarquia»

Aceitam-se palpites...

Trata-se de um discurso pronunciado pelo Ministro da Propaganda do Terceiro Reich, o infame Joseph Goebbels, a 28 de Maio de 1937. O contexto era este: o Ministério da Propaganda montou esta campanha infame para "castigar" o clero alemão em retaliação pela encíclica do Papa Pio XI contra o nazismo, a Mit Brennender Sorge ("Com ardente preocupação").

Mais detalhes aqui: Goebbels andethe pedophile priests operation

8 comentários:

Anónimo disse...

e agora também é uma campanha?

Anónimo disse...

Ui se fossemos buscar saídas do género ditas por membros da Igreja Católica ao longo dos séculos estávamos bem estávamos...

Falta de gosto ir buscar esta citação do abominável Joseph Goebbels num momento em que já toda a gente sabe o que se anda a passar no seio da Igreja Católica. Até o próprio Papa assumiu a dimensão do problema. O facciosismo não serve para escamotear a verdade meu caro!

Anónimo disse...

Bispos na Irlanda demitem-se por terem encoberto abusos sexuais durante anos, Bispo na Bélgica demite-se por ele próprio ter abusado sexualmente de um jovem. Quer mais evidências? o que lhe occore de melhor é ir buscar uma citação ridicula de um nazi? francamente.

Anónimo disse...

Walter Mixa Bispo de Augsburgo e John Favalor Arcebispo de Miami também renunciaram...

Gustavo disse...

Impressionante.
Não que agora seja uma campanha, mas que há força de campanha não resta dúvidas.

rui disse...

só faço este comentário porque tenho o Bernardo por pessoa inteligente por quem tenho simpatia pessoal desde os tempos do afixe, ainda que perfilhemos pontos de vista muito diferentes. que seja difícil para um católico aceitar algumas generalizações a propósito do problema da pedofilia na igreja, ainda vá, mas ir buscar o goebbels a propósito disto, sinceramente... é disparatado. não é mais do que um tiro no pé que exacerba antagonismos e não contribui nada para se ultrapasse a presente crise. vocês estão interessados em ultrapassar a crise, resolvendo um problema que é da igreja mas também de toda a sociedade, e entendem que resolvê-lo dentro da igreja só contribui para que se ataque na sociedade, ou estão interessados em, de um modo muito prosaico, "salvar a face", à maneira de qualquer adepto de qualquer seita ou clube de futebol?

Espectadores disse...

Fico pasmado com a indignação de tantos comentadores.

Eu nem sequer comentei o texto do Goebbels. Limitei-me a citá-lo e a referenciá-lo. E, precisamente para evitar comentá-lo, indiquei um comentário feito por um comentador sério: Massimo Introvigne.

O que queria eu com esta citação?
Algo simples: causar escândalo e vergonha naqueles que, ao bom estilo de Goebbels, e estando-se nas tintas para as crianças e adolescentes vítimas de abusos, usam esses casos para combater a Igreja.

Como é evidente, nunca quis:

1) minorar os crimes

2) desculpar os crimes

3) proteger ou desculpar os que silenciaram os crimes

A coisa boa de nos confrontarmos com esta propaganda velha do Goebbels é aprendermos com o passado. E sabermos filtrar o essencial do acessório, a verdade da mentira, na avalanche de porcaria que nos cai todos os dias dos jornais e das televisões.

Anónimo disse...

Estes caso não são novos. Parece que os abusos já vem de épocas muito passadas, onde diga-se em verdade não tinham o custo social que agora tem.

E embora infames a Gestapo e o KGB não se costumavam enganar como a CIA...

Lá eficientes eram.

A ICAR deixou levar isto longe de mais. Se até há uns anos atrás as coisas se resolviam fora da vista do público agora as coisas são diferentes.

Quando rebentou a bronca em Boston . e mesmo antes disso, deviam ter posto pés ao caminho e tratar de resolver o caso.

O excesso de confiança é normalmente fatal.

Continuaram como se nada fosse.

Agora a solução é afastar quem tem telhados de vidro, investigar bem quem põe lá senão ainda arranjam uma bronca maior, e ver se à custa de dinheiro se livram disto.

A teoria da conspiração e dum ataque à igreja e ao Papa parece-me bem.

Uma teoria da cabala colhe sempre alguns frutos.

Agora o que muito me espanta é que a igreja que sabe tudo da vida do mais humilde pároco - dê ele um traque maior que o Bispo é informado - não se tenha dado conta que dada a extensão dos casos e dos tempos que vivemos, a bronca era mais que esperada.

E quando rebentou aqui a Bernarda da casa pia não era de retirar daqui, aos bocadinhos, pelos menos os casos mais escandalosos?