quinta-feira, 7 de abril de 2011

Heitor Villa-Lobos - Prelúdio n.º 1



Acabo de descobrir esta rara interpretação do Prelúdio N.º 1 de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e também esta guitarrista: a francesa Ida Presti (1924-1967). Uma interpretação espantosa (apesar da má qualidade da gravação), que revela a técnica e a intuição musical de uma guitarrista extraordinária. Este prelúdio faz parte de uma série de cinco prelúdios escritos pelo compositor carioca, em 1940, e dedicados à sua segunda mulher, Mindinha (Arminda Neves d'Almeida).

5 comentários:

Miguel Oliveira Panão disse...

Caríssimo Bernardo,

obrigado por me teres proporcionado um momento que beleza musical e nostalgia, pois já toquei Villa-Lobos e, de facto, a interpretação da Ida é extraordinária. Assim como a forma como ela afina a 4ªcorda a meio da música!!

Abraço

Católico disse...

Visita o blog:
http://www.olhar-mundo.blogspot.com/

Espectadores disse...

Olá Miguel!
Que coincidência! Sabes que eu também? Eu estive 5 anos no Conservatório de Lisboa, em Guitarra, mas só fiz 4 de Guitarra, e uma das últimas peças que me recordo de estudar foi precisamente esta, este prelúdio. Também achei espantoso que ela afinasse (mais que uma vez) uma corda durante a execução! ;)

Um abraço,

Bernardo

Espectadores disse...

Caro Católico,

Muito bom blogue! Vamos registar.
Cumprimentos,

Bernardo Motta

Larissa Vasconcelos disse...

Segue meu blog, ainda estou no começo, mas breve postarei coisas legais.
Um beijo!
http://larioliiveira.blogspot.com