sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Curso "Ciência e Fé"

No próximo semestre, vou leccionar um Curso "Ciência e Fé", para a Escola de Leigos do Instituto Diocesano da Formação Cristã. O curso terá quinze sessões, e decorrerá todas as segundas-feiras das 21h30 às 23h na Igreja de Miraflores (Algés), a partir de 17 de Outubro inclusive, até 6 de Fevereiro. Só não haverá curso nas segundas-feiras de 26 de Dezembro e 2 de Janeiro. A inscrição no curso custa 35€.

Agradeço muito a vossa ajuda na divulgação, uma vez que só se fará o curso se existirem pelo menos 30 pessoas inscritas. O formulário para a inscrição encontra-se aqui.

O curso será composto por vários módulos. Os módulos (ainda não definitivos) serão estes:

I- Introdução: o alegado "conflito" entre a Igreja Católica e a Ciência
II- Filosofia grega e cosmologia grega
III- Filosofia medieval e ciência medieval
IV- Inquisição e Ciência
V e VI - O caso Galileu
VII- A revolução científica
VIII- Darwin e a Igreja Católica
IX- Os Argumentos Cosmológico e Teleológico para a existência de Deus
X- Filosofia da Mente e Inteligência Artificial
XI- Milagres e Ciência
XII- Desafios ao diálogo entre Fé e Ciência

10 comentários:

Domingueira disse...

Excelente. Vou inscrever-me.

Miguel Oliveira Panão disse...

Parabéns pela iniciativa :)
Abraço

Francisco Vilaça Lopes disse...

Força aí!

joaquim disse...

Se não vivesse tão longe de Lisboa/Algés, teria de me "aturar", Bernardo!

Espero que seja um óptimo curso e entrego-o nas minhas orações.

Um abraço amigo em Cristo

Bernardo Motta disse...

Obrigado, Miguel!
Vamos ver como corre, é a primeira vez que me meto num sarilho destes!

Um grande abraço!

Bernardo Motta disse...

Obrigado, Francisco!

Bernardo Motta disse...

Joaquim,

Obrigado pelas suas muito úteis orações, porque bem preciso delas!
Teria sido um gosto tê-lo no curso, mas é quase certo que vou preparar um "site" onde colocarei todo o material do curso. Só não sei quando terei tempo para o fazer, mas é uma questão de tempo.

Um abraço!

Bernardo Motta disse...

Obrigado, Domingueira!
Se tiver algum problema com a inscrição, contacte-me.

Um abraço

Lucas disse...

Tão perto de mim, mas tão tarde.

anjo disse...

Este curso tem uma estrutura realmente interessante. Tenho bastante pena de não poder inscrever-me, uma vez que moro no Norte do País... Mas se morasse nessa zona, não me fugia esta oportunidade. Desejo que tudo corra pelo melhor.